Ipec: 40% acreditam que protestos de 2013 não reduziram corrupção no Brasil

Pesquisa ainda aponta que 39% das pessoas afirmam que mudaram a forma de escolher políticos depois das manifestações de 2013.

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (12) pelo jornal o Globo aponta que 40% dos eleitores avaliam que as manifestações de junho de 2013 não ajudaram a diminuir a corrupção no Brasil. Já 35% acreditam que os protestos de dez anos atrás contribuíram para diminuir a prática no país.

Outros 11% não concordam, nem discordam. Os que não souberam responder são 16%.

De acordo com a pesquisa, o pessimismo é maior entre quem avalia o governo federal como ruim ou péssimo: 32%, contra 25% entre quem considera a gestão de Luis Inácio Lula da Silva como ótima ou boa.

Veja outros recortes:

Há mais homens que mulheres que concordam que houve melhora no combate à corrupção: 40% contra 30%, respectivamente.
No recorte regional, 46% dos nordestinos concordam total ou parcialmente que houve queda de corrupção. Já no Sul, o percentual é bem mais baixo: 30%.
Por escolaridade, 49% dos entrevistados mais escolarizados dizem que discordam da afirmação, contra 25% entre os menos escolarizados.
Entre pessoas com renda familiar superior a cinco salários mínimos, 49% acham que a corrupção não melhorou. Entre as pessoas com renda familiar de até um salário, o índice é de 33%.
Manifestações de 2013 e eleições
A pesquisa ainda aponta que 39% das pessoas afirmam que mudaram a forma de escolher políticos depois das manifestações de 2013.

Esse indicador é ainda mais alto entre homens (44%).

A pesquisa foi feita com 2 mil pessoas em 127 municípios, entre 1º e 5 de junho. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *