Os tribunais de justiça no Brasil são os principais agentes no combate à corrupção no país. Para o Dr. Bruno Burilli Santos, sua atuação nessa área é essencial para que toda a sociedade não seja prejudicada pela ineficiência dos órgãos competentes e tenha segurança na justiça brasileira.
Nesse sentido, é muito importante que todos conheçam melhor sobre o funcionamento dos tribunais de justiça brasileiros e possam entender como os tribunais desempenham um papel fundamental no combate à corrupção nos sistemas. Está interessado e quer saber mais sobre esse tema? Para isso, continue lendo esse artigo até o final!
Conhecendo o Sistema Judiciário
Para que seja possível compreender sobre a atuação dos tribunais para o combate à corrupção, o primeiro passo é buscar entender como funciona o Sistema Judiciário brasileiro. Segundo o Dr. Bruno Burilli, esse poder se divide em alguns segmentos muito importantes. São eles: Justiça Estadual e Federal, que fazem parte da Justiça Comum e a Justiça do Trabalho, Eleitoral e Militar, que fazem parte da Justiça Especial.
Estrutura dos tribunais
Seguindo essa segmentação do judiciário, os tribunais de justiça se estruturam de maneira semelhante. De acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, há a divisão entre o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além disso, cada um desses diferentes tribunais de justiça irão se espalhar por todo o Brasil a partir da distribuição de câmaras de justiça, varas e seções. Locais onde os poderes irão exercer suas devidas funções e os profissionais de cada cargo público, como juízes, promotores, defensores, desembargadores, delegados e procuradores, irão desempenhar o seu papel em favor da justiça e da legislação brasileira.
Tribunais no combate à corrupção
De acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, um dos principais objetivos dos tribunais de justiça na atualidade é combater a corrupção de maneira efetiva. Sendo uma tarefa muito importante para a manutenção dos direitos de toda a sociedade e para o estabelecimento de uma administração pública que seja justa, igual e mais saudável com o enfrentamento aos atos ilícitos nos mais diversos setores da justiça.
Tecnologia e inovação nos tribunais
Algo muito interessante de se notar é que cada vez mais têm-se investido em tecnologias inovadoras que permitem a identificação de atos corruptos com mais facilidade dentro dos tribunais. Segundo o Dr. Bruno Burilli, que acredita na importância do combate à corrupção, com mais investimentos no setor e o compromisso dos tribunais, o uso das tecnologias através de sistemas de informação são imprescindíveis para tornar o Brasil um país longe da corrupção.