Jornal O País NotíciasJornal O País NotíciasJornal O País Notícias
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Search
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Reading: Base governista e oposição devem disputar voto a voto o veto de Lula sobre saidinha de presos
Share
Font ResizerAa
Jornal O País NotíciasJornal O País Notícias
Font ResizerAa
Search
  • Notícias
  • Política
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Follow US
Jornal O País Notícias > Blog > Política > Base governista e oposição devem disputar voto a voto o veto de Lula sobre saidinha de presos
Política

Base governista e oposição devem disputar voto a voto o veto de Lula sobre saidinha de presos

Irina Nikitina
Last updated: 28/05/2024 11:25
Irina Nikitina Published 28/05/2024
Share
6 Min Read
SHARE

Sessão conjunta entre deputados federais e senadores está prevista para esta terça-feira (28), a partir das 14h

A base governista e a oposição no Congresso devem disputar voto a voto o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as saidinhas de presos. Até a noite de segunda-feira (27), segundo lideranças governistas e oposicionistas à CNN, não havia acordo fechado em relação ao tema.

Em março, o Congresso aprovou um projeto de lei que limita a chamada saidinha de presos do regime semiaberto para visitas a familiares e atividades de retorno ao convívio social. O projeto inicial aprovado pela Câmara previa a revogação da saída de presos. Foi alterado no Senado para permitir o benefício a detentos que estudam, e assim ficou. De todo modo, a proposta proibia a liberação temporária em outras datas.

Ao tornar o projeto em lei – a fase de sanção –, o presidente Lula vetou alguns trechos que haviam sido aprovados pelo Congresso, e manteve o benefício da saidinha para visitas dos presos a familiares, inclusive com a possibilidade em feriados e datas comemorativas, por exemplo. Isso acabou flexibilizando mais a iniciativa do que queriam alguns parlamentares.

Independentemente de como ficar a situação do veto, presos que cumprem pena por crime hediondo ou com violência ou grave ameaça não serão beneficiados.

Um presidente da República pode sancionar ou vetar o que o Congresso aprovar. No entanto, os parlamentares depois têm de decidir se mantêm ou derrubam o veto.

Os deputados de oposição, especialmente da bancada da segurança pública, querem derrubar esse veto de Lula. Já os que formam a base aliada do presidente querem mantê-lo. O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), defendeu que o governo vai conseguir manter o veto das saidinhas. Ninguém, porém, se arriscava a cravar um placar na noite desta segunda.

Em princípio, a análise do veto das saidinhas está marcada para acontecer em sessão do Congresso desta terça-feira (28) à tarde. Ao todo, a pauta da sessão conjunta de deputados federais e senadores conta com 17 vetos a serem votados – e um veto pode ter mais de um trecho a ser analisado. Há ainda projetos de lei na pauta.

Líderes governistas também trabalham para manter um veto que, na prática, não estabeleceria uma espécie de calendário para o pagamento de emendas parlamentares por parte do Executivo federal. A tentativa de acordo é que, em troca da manutenção do veto, o Planalto se comprometeria a pagar emendas com maior agilidade.

Há mais vetos pautados referentes ainda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Sem acordo, parte dos vetos na pauta – inclusive o das saidinhas – havia sido adiada depois de negociações entre parlamentares e o governo Lula. Vários acabaram não sendo votados na sessão do dia 9. Líderes afirmaram à CNN que alguma parte pode continuar a ser adiada, como sobre o registro de agrotóxicos e a Lei Geral do Esporte.

Um veto que vem sendo adiado, ainda de 2021, é o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a trechos de projeto que revogou a antiga Lei de Segurança Nacional, criada na ditadura militar. Há a possibilidade de que seja votado nesta terça.

Um dos trechos vetados proíbe a punição à disseminação de fake news, com pena de até cinco anos de reclusão, fora multa. O ato foi criticado por aliados de Lula, que querem derrubar o veto.

A perspectiva é que esse veto, assim como o das saidinhas, seja disputado voto a voto no plenário.

Bancada evangélica quer derrubar veto a trecho da LDO
O presidente da bancada evangélica no Congresso, deputado federal Eli Borges (PL-TO), afirmou à CNN que o grupo vai trabalhar para derrubar um veto específico do presidente Lula relativo à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024.

Ao aprovar a matéria orçamentária, no final do ano passado, o Parlamento havia estabelecido que “é vedado à União realizar despesas que, direta ou indiretamente, promovam, incentivem ou financiem”:

“invasão ou ocupação de propriedades rurais privadas”;
“ações tendentes a influenciar crianças e adolescentes, da creche ao ensino médio, a terem opções sexuais diferentes do sexo biológico”;
“ações tendentes a desconstruir, diminuir ou extinguir o conceito de família tradicional, formado por pai, mãe e filhos”;
“cirurgias em crianças e adolescentes para mudança de sexo”;
“realização de abortos, exceto nos casos autorizados em lei”.
O presidente Lula, porém, ao sancionar o texto, vetou todo esse trecho. Agora, o líder evangélico quer que o Congresso derrube o veto para que essa parte volte a valer.

Não há garantias de que será analisado nesta terça. Mas, se for, é outro trecho que tende a ser disputado no voto. Os governistas devem trabalhar para que prevaleça a vontade de Lula.

Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Share
Previous Article Escolas cívico-militares: PT prepara ação no STF para questionar plano de Tarcísio
Next Article Joias, vacina, golpe: entenda os inquéritos sobre Bolsonaro que a PF quer encerrar até setembro
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

A educação transformadora leva as crianças da teoria à prática, como defende Lina Rosa Gomes Vieira da Silva.
Educação transformadora: da teoria à ação ambiental
Notícias
Elias Assum Sabbag Junior mostra como os esportes coletivos desenvolvem liderança, estratégia e trabalho em equipe entre os participantes.
Desempenho e estratégia: como os esportes coletivos promovem liderança e cooperação
Notícias
Leonardo Manzan explica os caminhos mais usados para reformar decisões nos TRFs.
Quer reformar decisões dos TRFs? Veja os caminhos mais usados na prática
Notícias
Alexandre Victor De Carvalho explica como a decisão do desembargador pode impactar o combate ao tráfico de drogas no Brasil.
Entenda como a decisão do desembargador pode mudar o cenário do tráfico de drogas no Brasil
Política

Jornal país é o seu portal completo para as últimas notícias sobre tecnologia, política e seus impactos no Brasil. Acompanhe de perto como as inovações tecnológicas estão moldando o cenário político e as decisões que afetam o seu dia a dia. Nossas reportagens exclusivas, análises aprofundadas e entrevistas com especialistas te mantêm informado sobre tudo o que acontece no cruzamento entre tecnologia e política.

Governo criou ou aumentou impostos 24 vezes desde 2023, conta Coalizão das Frentes Parlamentares
Política
Com a SG Consórcios - Segatt e Genrro, você entende tudo sobre taxas e protege seu patrimônio com segurança.
Garanta seu patrimônio: entenda tudo sobre taxas com a SG Consórcios – Segatt e Genrro 
Notícias
Ministério da Saúde em Crise: Como o Lançamento do Mais Médicos afetou a Catástrofe Brasileira
Notícias
Jornal País - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?